Passagens aéreas custam R$ 17 mil para ir à Libertadores

As passagens aéreas para a final da Copa Libertadores, que acontece em Lima, Capital do Peru, nos dias 23 e 24 de novembro, tiveram um aumento de preço explosivo, chegando a custar mais de R$ 17 mil. Diante disso, o Procon vai notificar as companhias aéreas para solicitar uma justificativa pelo crescimento repentino dos valores.

Esse aumento se deve ao anúncio que a Conmebol fez sobre a mudança de local dos jogos. “O Procon vai notificar ainda hoje as companhias aéreas com sede no Brasil para que justifiquem a razão de elevar os preços das passagens para Lima. Surgiu uma necessidade de um grande número de pessoas se mover para a capital do Peru e as cias elevaram o preço. Se foi uma ação oportunista, embora haja o livre mercado, as empresas estão sujeitas à multa”, explicou o diretor do Procon, Fernando Capez.

Ainda segundo o diretor, o aumento de preços de passagens para Lima por parte das companhias aéreas pode se enquadrar no Artigo 39, parágrafo 5º do Código de Defesa do Consumidor: “exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva”.

Por sua vez, a Agência Nacional de Aviação Civil, diz que ainda não é possível constatar um abuso aos consumidores por parte das companhias áreas. O órgão alega que os sistemas das empresas que gerem os voos no Brasil são automáticos e, por causa da alta procura, o valor subiu.

MUDANÇA DE LOCAL

Em reunião durante a tarde de ontem (5), a Conmebol decidiu mudar o local devido aos problemas enfrentados por Santigado, Capital do Chile. O país está sendo palco de protestos em massa nas últimas semanas, o que gerou um impasse para a confederação Sul-Americana. O veredito saiu após longo encontro na sede da entidade, em Assunção, no Paraguai, com presença dos presidentes dos dois clubes finalistas.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações de UOL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *