Ibama tem menor número de autuações em duas décadas

O ano com explosão de incêndios florestais e o maior desastre ambiental na costa brasileira também é o que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) registra o menor número de autuações desde 2000. De janeiro a setembro foram 8.909 autuações, queda de 22% em relação ao mesmo período de 2018.

Os dados são de arquivos da mesma autarquia federal, a redução mais acentuada se deu nas autuações de “crimes contra a flora” (desmatamento, queimada ou garimpo irregular, por exemplo). Na comparação com o mesmo período de 2018, foram 2.814 autos de infração a menos.

Houve redução expressiva no valor das multas aplicadas no período. Em 2018, superaram R$ 3 bilhões até o fim de setembro, em valores corrigidos pelo IPCA. Em 2019, foram R$ 2 bilhões. Ou seja, 33% menos.

A redução do número de autos de infração coincide com o aumento nos focos de incêndio na Amazônia. Para o advogado especialista em meio ambiente Raul Valle, diretor de Justiça Socioambiental da WWF, há relação entre os fatos. (João Fernandes com Poder 360)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *