MS lança campanha de enfrentamento das Arboviroses

Com o objetivo de combater doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela, o Governo do Estado lança nesta segunda-feira (4) a Campanha Estadual de Enfrentamento das Arboviroses. A ação também conta com o apoio da Secretaria de Estado (SES) e ocorre em todos os municípios.

De acordo com informações da SES, o principal objetivo da campanha é conscientizar a sociedade e os gestores municipais sobre a importância de se organizarem no combate ao surgimento de novos criadouros do mosquito, antes do período de chuvas.

Arbovirose

Existem 545 espécies de arbovírus, sendo que 150 delas causam doenças em seres humanos. Hoje a expressão “arbovirose” tem sido mais usada quando se trata de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Ações

Serão desenvolvidas ações em todos os municípios como o “Vamos limpar nossa casa” que visa a retirada de criadouros potenciais do mosquito. Para tal atividade, o Estado irá fornecer quinhentos mil sacos de lixo, três mil pares de luvas ecológicas, um milhão de folders, 20 mil cartazes, 700 faixas e 1.600 banners para campanhas educativas.

Além disso, também será realizado o projeto “Educando nossas Crianças” que acontece nas instituições de ensino, por meio de palestras educacionais com apresentação de teatro nas escolas municipais, estaduais e privadas, sendo que também será feita a distribuição de material educativo.

Ainda conforme informações, no dia 12 deste mês está prevista uma força tarefa no Parque dos Poderes nos períodos matutino e vespertino.  Na parte da manhã haverá apresentação das situações positivas e negativas dos órgãos públicos do Parque.
Já no período da tarde, acontecerá uma visita aos órgãos públicos em parceria com os Agentes de Combate a Endemias de Campo Grande.

“e-Visita Voluntário”

Para contribuir com a campanha também será lançado o aplicativo “e-Visita Voluntário” que possibilitará às instituições públicas e privadas, por meio do programa para celulares, informar no sistema utilizado pelos Agentes de Combate de Endemias, a existência de focos de proliferação do Aedes aegypti. O aplicativo será disponibilizado gratuitamente para ser baixado no aparelho do voluntário, que deverá fazer parte de uma empresa cadastrada no Projeto.

(Texto: Jéssica Vitória com informações do Portal MS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *