Área queimada no Pantanal chega a 122 mil hectares

O Governo do Estado, com o apoio do Exército, Ministério do Desenvolvimento Regional, Ibama, ICMbio e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e do Distrito Federal, intensifica o combate aos focos de calor no Pantanal, abrangendo uma área retangular dos municípios de Aquidauana, Miranda e Corumbá. A área queimada desde o dia 26 e a atingida no sábado somam 122 mil hectares.

O total estimado foi divulgado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e revela a intensidade do fogo na região, devido a prolongada estiagem e ações humanas, que podem ter causado a maioria dos focos.

Técnicos do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de MS) e policiais da Polícia Militar Ambiental (PMA) farão um levantamento das áreas afetadas para verificar a origem do fogo, que surgiu em beira de rio e na margem da BR-262.

A situação atual no Pantanal, com o fogo se expandindo com a força do vento e a presença de uma massa de vegetação propensa ao fogo, é priorizar o combate aos focos que ameaçam o Parque Estadual do Rio Negro, para onde se deslocaram de Campo Grande, na manhã desde sábado, 53 brigadistas do Ibama e do ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). A área foi sobrevoada para definir um plano de ação imediata. (João Fernandes com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *