Polícia Ambiental inicia hoje operação Dia de Finados

A Polícia Militar Ambiental (PMA) inicia hoje (31), a operação Dia de Finados. Dentro da pré-piracema e com o início às 00h00 de amanhã (1º) do defeso – período em que as atividades de caça, coleta e pesca esportivas e comerciais ficam vetadas ou controladas – nos rios federais da bacia do rio Paraná, a operação acontece devido a elevação do número de turistas de dentro e fora do Estado.

O feriado começa no dia 2 (sábado) de novembro  – Dia de Finados – e aumenta significativamente o número de pessoas presentes nos rios. O Comando da PMA determinou que as oito Subunidades responsáveis pela fiscalização nos rios Paraná, Aporé e Paranaíba se intensifiquem, onde a pesca fecha amanhã (1º) às 00h00, ou seja, para peixes nativos, a pesca está aberta somente até meia noite de hoje (31).

A operação envolve 340 policiais e todo o efetivo administrativo será utilizado na operação. As equipes que já trabalham na Operação Pré-piracema, devem dedicar maior atenção, no intuito de prevenir e reprimir a pesca predatória.

O aumento do número de pescadores não se dá somente por ser o último mês de pesca, mas porque os cardumes já começaram a se formar para a piracema, período onde a captura é mais fácil. Em razão disso, é comum a Polícia Militar Ambiental manter o patrulhamento reforçado, com a finalidade de prevenir a pesca predatória.

A operação deve dar atenção especial também para o crime de tráfico de animais silvestres, em razão do momento crítico relativo ao tráfico de papagaios. O fato para a PMA é preocupante, pois de agosto a dezembro, é a fase de reprodução do papagaio, espécie mais traficada em Mato Grosso do Sul.

O encerramento da Operação “Dia da Finados” está previsto para o dia 5 de novembro, às 6h da manhã.

(Texto: Julisandy Ferreira com informações da assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *