Nova lei dos EUA interessa atletas universitários do Brasil

Os Estados Unidos aprovou uma lei que promete transformações profundas. Sancionada pelo governador democrata Gavimn Newsom e com muito apoio de LeBron James, a lei SB-206 (Lei do Pagamento Justo para Jogar), permite que atletas universitários fechem acordos de patrocínio, lucrarem com seu próprio nome e imagem, além de contratar empresários para cuidarem de seus negócios.

Segundo Maura Leão, presidente da Belta (Associação de Agências de Intercâmbio do Brasil), a nova lei pode aumentar o interesse de brasileiro que querem jogar nos Estados Unidos. Em 2018, quase três mil adolescentes aproveitaram suas habilidades e conseguiram uma bolda de estudos fora do Brasil.

Especialistas afirma que no início, os atletas universitários eram considerados amadores e a situação evoluiu para um ponto que há pouco diferença entre os estudantes e profissionais.

Segundo o diretor do curso de direito esportivo, Andrew Brandt, ”O conceito de amadorismo mudou no momento em que as universidades começaram a ganhar milhões de dólares.” A lei aprovada entra em vigor somente em 2023, dando um prazo de quatro anos para universidades se adaptarem à nova realidade. (João Fernandes com Estadão Conteúdo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *