Fecomércio: 15% dos temporárias podem ser efetivados

Após registrar a contratação de 917 trabalhadores, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), e se consolidar assim como o melhor número para o mês desde os últimos quatro anos. A expectativa para a chegada das festas de fim de ano, consideradas pelos lojistas e comerciantes como um dos principais de períodos de vendas, segundo a Fecomércio, é que haja geração de outras 5 mil vagas, das quais, aproximadamente 15% podem se tornar em contratos efetivados. Do montante estimado, 40% devem ser para Campo Grande.

A economista Daniela Teixeira Dias do IPF-MS (Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS), dá dicas para aqueles que querem iniciar o ano contratados. Líder na geração de empregos, o comércio é o maior responsável pelas contratações ainda mais no período de final de ano, quando lojistas iniciam as preparações para o período de vendas.

“A contratação de temporários começou a acontecer desde outubro com a comemoração do Dia das Crianças, que é um mês considerado ideal para os lojistas para que haja uma preparação do comércio para receber os consumidores para o final de ano. Então, esse é um momento onde as pessoas que estão em busca de emprego devem ficar de olho, porque muitas vagas tenderão a surgiu nos supermercados, no comércio de um forma geral, empregos voltados para a reforma de residências e agências de viagens”, explica.

Mas como transformar a oportunidade em algo permanente? Para isso, a economista, que afirmou que em torno de 15 % dos que são contratados são efetivados, destacou algumas características importantes e primordiais para começar o ano com ‘emprego novo’.

“A melhor forma e mais buscadas pelos empresários é a proatividade, são questões mais comportamentais do que verdadeiramente técnicas. Para aqueles que querem trabalhar na área de vendas, há a necessidade de se atentar ao que os clientes estão buscando, temos muitos casos onde eles até mesmo atuam como psicólogos desses clientes. A tecnologia foi muito positiva, mas trouxe consigo outros fatores como a carências das pessoas, eles querem experiência, de atendimento, de ser bem tratado, de ser ouvido, de ter dicas sobre as suas escolhas”, ressaltou. (Texto: Michelly Perez)

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