Deputado cria lei de prevenção de drogas nas universidades

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), foi apresentado o projeto de Lei de autoria do deputado Marcio Fernandes (MDB). O texto prevê que universidades particulares e públicas do Estado possam criar órgãos colegiados para debater, planejar e implementar campanhas de prevenção ao uso de drogas.

Sobre a proposta, o deputado destaca que o ingresso no ensino superior possibilita novas oportunidades de aprendizados, assim como experiências pessoais, sendo que nesses casos o estudante pode estar mais exposto e vulnerável para o consumo de ilícitos. “Os principais fatores envolvidos são curiosidade, obtenção de prazer, influência do grupo, pressão social, baixa autoestima e dinâmica familiar. Por isso, é imprescindível a implantação de políticas de prevenção”, ressalta.

Conforme o texto, dentre as ações que as universidades devem promover estão: realização de atividades educativas na primeira semana de aula para conscientizar sobre o uso e os riscos associados ao consumo de substâncias psicoativas; execução de avaliação psicossocial, além da criação de um colegiado composto por representantes discentes, docentes e servidores da instituição.

Ademais, a prática de campanhas que abordem temas como autoestima, assertividade, resiliência, comunicação, relacionamento, hábitos de estudo, resolução de problemas sociais, autocontrole e estanqueidade de violência também constituem o projeto de Lei.

Acompanhamento- No caso de acadêmicos se encaixarem como ‘grupo vulnerável’, caberá a direção da universidade dar atenção psicossocial e priorizar a participação desses alunos em atividades esportivas, culturais e em programas de socialização.

(Texto: Jéssica Vitória com informações da Agência ALEMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *