CPI: Frota diz que Jair financia ‘terroristas virtuais’

Ex-aliado de Jair Bolsonaro (PSL), o deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) declarou hoje à CPI das Fake News que o presidente da República protege e financia “terroristas virtuais”, em referência a três assessores pessoais que trabalham dentro do Palácio do Planalto. De acordo com o parlamentar, o trio age sob coordenação de Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), vereador no Rio de Janeiro e filho do mandatário.

“Vem de dentro do Palácio do Planalto os três personagens que vieram das redes bolsonaristas e tiveram oficializadas as suas redes de ataque com dinheiro público. E quem coordena? Carlos Bolsonaro. Direto do Rio de Janeiro, ele coordena realizando reuniões e disparando via WhatsApp os seus comandos.”

Segundo Frota, antes mesmo da eleição de 2018, os assessores administravam sites e páginas que compartilham fake news pró-Bolsonaro e ataques pessoais a adversários. Após se tornar presidente, Bolsonaro teria institucionalizado essa prática em seu favor. “Bolsonaro se encantou com essas três figuras e os trouxe para trabalhar dentro de seu gabinete”, comentou o depoente.

O trio é formado por Tercio Arnaud Tomaz, José Matheus Sales Gomes e Mateus Matos Diniz. Eles já têm requerimentos de convocação aprovados para que prestem esclarecimentos na CPMI. As datas ainda não foram definidas.

Durante a exposição inicial de Frota, algumas pessoas tumultuaram a reunião e acusaram o deputado de ter se “vendido”. Cartazes exibiam mensagens como “traíras nadaram entre nós pelo poder” e “traíra oportunista”.

Hoje tucano, o parlamentar chegou ao Congresso utilizando a mesma plataforma eleitoral de Bolsonaro, com discursos alinhados às pautas da segurança pública, do combate à corrupção, de exaltação do conservadorismo e repúdio à esquerda. Posteriormente, brigou com Bolsonaro e acabou fazendo um movimento em direção ao centro. A convite do governador de São Paulo, João Doria, filiou-se ao PSDB. (Uol)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *