Produção industrial segue estável em Mato Grosso do Sul

Conforme aponta a Sondagem Industrial, realizada pelo Radar Industrial da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), a produção industrial segue estável na maior parte das empresas industriais do MS.

A avaliação ocorreu com 71 empresas no período de 1º a 11 de outubro, sendo que em setembro 59,2% das empresas industriais sul-mato-grossenses apresentaram estabilidade na produção. No mês anterior esse resultado era de 57,8%, enquanto as empresas que exibiram crescimento responderam por 15,5% do total, contra 21,9% no último levantamento.

De acordo com informações da Fiems, para o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, os dados indicam uma acomodação no ritmo da atividade industrial na passagem entre os meses de agosto e setembro.

“Esse desempenho se refletiu no índice de avaliação da produção, que fechou o mês em 49,5 pontos, indicando que, na média geral, a produção industrial sul-mato-grossense ficou estável na comparação com o mês anterior”, declarou.

A respeito do nível de ociosidade da indústria, ele explica segue em patamar elevado, correspondendo, em setembro, a 28% da capacidade instalada. “Somado a isso, o índice de utilização da capacidade fechou o mês em 45,6 pontos. Resultados abaixo dos 50 pontos indicam que o desempenho foi inferior ao que era esperado para o mês. Por fim, a sondagem mostrou que, em setembro, a utilização da capacidade instalada ficou abaixo do usual para 32,4% dos respondentes, igual ao usual para 56,3% e acima para 8,5%, enquanto 2,8% não responderam”, informou.

Perspectivas

Com relação ao índice de expectativa do empresário industrial, o economista detalha que, em outubro, 40,8% das empresas responderam que esperam aumento na demanda por seus produtos nos próximos seis meses. Por outro lado, para o mesmo período, 8,4% preveem queda, enquanto as empresas que acreditam que o nível de demanda se manterá estável responderam por 50,7% do total.

(Texto: Jéssica Vitória com informações da Fiems)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *