Incêndio do Pantanal destruiu 89 metros da ponte de Corumbá

O incêndio que está tomando conta do Pantanal desde sábado (26), destruiu totalmente a ponte de madeira sobre a vazante do Areião, na MS-228, em Corumbá, porém, o tráfego não foi paralisado. Segundo informações dos técnicos da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), a ponte tinha 89 metros de cumprimento.

Os veículos estão atravessando o local por um desvio construído anteriormente para passagem de caminhões que transportam resíduos de minérios para obra de cascalhamento na MS-228, após trevo com a MS-184.

Diante do ocorrido, o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção de Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, disse na manhã desta segunda-feira (28), durante a abertura do 7º Wildfire, que uma aeronave do governo de Mato Grosso deve ser utilizada para ajudar no combate ao fogo.

“O governo de Mato Grosso trouxe a aeronave para ser exposta no evento, está estacionada na Base Aérea de Campo Grande, e colocou a nossa disposição para ajudar nos trabalhos. Já conseguimos o querosene com uma fazenda da região, cujo incêndio se aproxima, portanto vamos mobilizar para fazer essa ação. Além disso, hoje (28) pela manhã, o helicóptero do Corpo de Bombeiros sobrevoou a área a fim de fazer o monitoramento e mapear os pontos com fogo”, disse Jaime.

O Sindicato Rural de Corumbá manifestou preocupação com a retomada das queimadas no Pantanal e informou que vai sugerir ao Governo do Estado a construção de uma ponte de concreto na vazante do Areião, destruída pelo fogo.

“Já comunicamos a situação para o Ibama e para o Corpo de Bombeiros do Estado e a única solução para combater esse fogo é por avião. É uma região sem acesso por terra, apenas por lanchas, e o fogo já atingiu pelo menos cinco fazendas”, explicou Luciano Aguilar Leite, presidente do Sindicato.

Além disso, focos de calor também foram registrados na região do distrito de Porto Esperança, situado abaixo da ponte sobre o Rio Paraguai (BR-262), 80 km a sudeste de Corumbá.

WILDFIRE

O evento no qual o secretário Jaime Verruck participou, diz respeito a Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais, maior evento do gênero no planeta, que acontece há cada quatro anos. Nesse ano a conferência está sendo realizada em Campo Grande, a abertura foi na manhã de hoje e se estende até o dia 4 de novembro.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da assessoria)

Crédito: Divulgação/Agesul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *