MS termina campanha de sarampo com 106% de vacinas

Mato Grosso do Sul conseguiu superar a meta de imunização estabelecida pelo Ministério da Saúde para a primeira etapa da campanha nacional contra o sarampo, que terminou ontem (25). Mesmo com a baixa procura que preocupou as autoridades, o Estado conseguiu atingir a cobertura vacinal de 106,17%, muito acima dos 95% recomendados. Na Capital, o índice superou 115%, levando em conta todas as imunizações feitas neste ano. Os dados são referentes ao dia 24.

De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), foram vacinadas 59.442 pessoas, com aplicação de 35.314 doses. Na faixa etária entre 6 meses e um ano de idade, foram vacinadas 10.741 doses. Em relação à Capital, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) informou que a campanha imunizou 4.889 crianças do público-alvo, com idades até cinco anos incompletos, no entanto, outras faixas etárias também compareceram. Pais e responsáveis de 9.967 crianças compareceram nas unidades de saúde, sendo que 2.992 precisaram ser imunizadas. Já os dados do ano todo somam 12 mil doses aplicadas na Capital.

A campanha começou no dia 7 de outubro e priorizou a vacinação de crianças de 6 meses até cinco anos incompletos. A segunda etapa começa no dia 18 e vai até o dia 30 de novembro, tendo como público-alvo pessoas entre 20 e 29 anos.

De acordo com a Sesau, o recurso prometido pelo Ministério da Saúde já foi repassado. Esse dinheiro se refere a medida anunciada pelo ministro Luiz Henrique Mandetta, de repassar verbas como incentivo pela cobertura vacinal alcançada. O município explica que o montante será utilizado na próxima fase da campanha, em novembro.

(Texto: Raiane Carneiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *