MS registrou mais de 1,4 milhões de raios desde janeiro

Mato Grosso do Sul é um dos Estados brasileiros com maior incidência de raios. Segundo os dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), de janeiro até o dia 22 de outubro deste ano, foram registrados 1,4 milhões de raios nuvem-solo, considerado um alto índice, acima de 5 raios por km² em comparação às outras regiões do país. Com esse índice, o Estado se destaca entre as demais unidades da federação pela ocorrência do fenômeno, que teve um aumento de 20% a 30% no último verão, se comparado com o mesmo período de 2018.

No Brasil, a formação de tempestades nessa época do ano causa, em média, 77 milhões de ocorrências de raios por ano. De acordo com o Elat, os Estados com maior incidência de raios são Tocantins, em primeiro lugar, Amazonas, em segundo e Acre, na terceira posição. Mato Grosso do Sul segue na 14ª posição do ranking. No Estado, a cidade campeã em incidência de raios é Tacuru, a 471 quilômetros da Capital, com densidade de 7,14 raios por km². Na sequência, vêm os municípios de Japorã, Batayporã, Sete Quedas e Taquarussu.

O professor de Geofísica da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Widinei Fernandes, explica que a posição geográfica o Estado interfere na incidência dos raios. “Com a abundância de radiação solar, o calor e umidade vindos da Amazônia, formam as tempestades com mais intensidade, provocando uma quantidade maior de raios. Esse fenômeno não ocorre só em Mato Grosso Sul, mas em diversas regiões do Norte e Centro-Oeste do país”, explica o docente. Em outubro, as chuvas ocorrem com mais intensidade e a umidade do ar fica baixa, principalmente no período da tarde, entre 12h e 16h . É nesse momento que as tempestades se formam, por conta do choque das massas de ar, fria e quente, além da umidade transportada pelos ventos, que formam nuvens de tempestade localizadas. Esse fenômeno passa a ser cada vez mais frequente ao longo da estação.

Segundo a Coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul), Franciane Rodrigues, a formação de nuvem é muito rápida e também se dissipa na mesma velocidade. “Neste período, temos temporais, raios, granizo e ventania. É a estação que mais registra desastres em Mato Grosso do Sul, causando transtorno aos cidadãos como, por exemplo, o que aconteceu em Ribas do Rio Pardo. Mesmo que a população queira chuva, é sempre bom estar atento a essas condições”, conclui a especialista.

Com tempestades cada vez mais comuns neste período do ano, o Corpo de Bombeiros recomenda que a população busque refúgio quando for o caso de chuvas acompanhadas com raios, ou, que evite sair de casa durante o temporal. Outras orientações são: não retirar e nem colocar roupa em varais de arame durante a tempestade; se manter afastado e não trabalhar em cercas, alambrados, linhas telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas; não manipule materiais inflamáveis em recipientes abertos; se manter longe de árvores; e não permanecer dentro da água durante a tempestade. Se for atingido por uma tempestade durante uma viagem, é seguro permanecer dentro do automóvel, já que os automóveis oferecem uma excelente proteção contra raios.

(Texto: Thais Cintra)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *