Fonseas sedia 1º encontro regional de Assistência Social

Campo Grande sediou ontem (22), o primeiro encontro regional dos secretários estaduais de assistência social,por meio do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas). Representantes de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul discutiram a política sob o tema “Integração Regional, Inovação e Aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social”.

No evento, que aconteceu nas dependências da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), a titular da pasta da assistência social no estado de Mato Grosso, Rosamaria Carvalho, enalteceu a realização do evento e sua importância diante do contexto. “A importância desse encontro se dá pelo motivo que aqui discutimos nossa região Centro-Oeste, onde temos praticamente os mesmos problemas, as mesmas dificuldades. Isso fortalece nossa região, e também nossa força junto ao Fonseas nacional. Essas trocas de práticas nos fortalecem. Você aprende e você ensina”, disse.

Ainda na abertura do evento a professora doutora, Luciane Pinho, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), ministrou palestra englobando as principais temáticas e panorama da área da assistência social como pano de fundo para as discussões encabeçadas pelos representantes dos estados.

No período da tarde as discussões se encaminharam na Escola do SUAS MS “Mariluce Bittar”, com a apresentação de práticas de inovação e gestão nos estados participantes, bem como as oportunidades de integração regional, estratégias de governança e novos investimentos.

Além da rica troca de boas práticas, o encontro resultou ainda em encaminhamentos oficiais, como por exemplo, a busca de ações diretas com o legislativo em âmbitos municipais, estadual e federal, gerando o fortalecimento das frentes parlamentares que atuam diretamente em defesa da assistência social. A pauta migrantes, e o fluxo de atendimento dentro do Sistema Único de Assistência Social, também foi encaminhada, bem como as questões relacionadas ao orçamento federal.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações do Portal MS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *