Corumbá: Bolivianos fecham fronteira com Brasil em protesto

Um grupo que protesta contra o resultado das eleições presidenciais na Bolívia fechou a fronteira do país vizinho com a cidade de Corumbá, em Mato Grosso do Sul. A passagem está bloqueada com veículos desde a noite de terça-feira (22) e não há previsão para a liberação.

A manifestação é organizada por moradores da cidade fronteiriça boliviana de Puerto Quijarro. Segundo funcionários do posto da Receita Federal que fica na fronteira entre os dois países, só é possível passar a pé pelo local.

O Órgão Eleitoral Plurinacional (OEP) da Bolívia tem sido acusado de fraude para favorecer a vitória do presidente Evo Morales. O órgão suspendeu a divulgação da Transmissão de Resultados Eleitorais Preliminares (TREP), quando perto de 80% dos votos haviam sido contabilizados. Naquele momento, segundo a parcial, Morales disputaria o segundo turno contra o ex-presidente Carlos Mesa, principal candidato da oposição.

No entanto, na segunda-feira, o Tribunal Supremo Eleitoral retomou a publicação da apuração do TREP. Na primeira parcial divulgada pós-suspensão, Morales aparecia com uma vantagem de dez pontos percentuais, o suficiente para ser eleito no primeiro turno. (João Fernandes com VEJA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *