MEC pretende implementar Política de Alfabetização em 2020

Está previsto para 2020 a implementação da Política Nacional de Alfabetização (PNA), conforme dito hoje (22) pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. “A gente quer começar [a implementar] ano que vem. Assim que as crianças voltarem às aulas, elas vão ter uma surpresa”, disse.

Teve início hoje, em Brasília, a 1ª Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidência (Conabe), que reúne especialistas, autoridades e professores. O evento, que segue até sexta-feira (25), servirá de subsídio para a elaboração do chamado Relatório Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências que, por sua vez, servirá de base para a nova política do governo.

Segundo Weintraub, uma das primeiras medidas para colocar em prática o PNA será anunciada no mês que vem e será relacionada ao conjunto de práticas e experiências relacionadas com a linguagem, a leitura e a escrita, as quais a criança vivencia com seus pais ou cuidadores. O ministro não detalhou o que será feito pelo governo, mas adiantou, que pais e responsáveis receberão capacitação para ajudar na alfabetização das crianças.

POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO

A PNA foi lançada em abril deste ano, sendo uma das metas estipuladas para os primeiros 100 dias do governo Bolsonaro. Foi estabelecida por decreto publicado em abril deste ano.

Entre outras coisas, prevê ajuda financeira e assistência técnica da União para os municípios que aderirem ao programa, a elaboração de materiais didático-pedagógicos para serem usados nas escolas e o aumento da participação das famílias no processo de alfabetização dos estudantes. Prevê ainda a priorização da alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental, ou seja, geralmente aos 6 anos de idade.

Além disso, de acordo com o MEC, pretende melhorar o cenário da alfabetização no Brasil. De acordo com os últimos dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), aplicada em 2016, mais da metade dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental apresentaram nível insuficiente de leitura e em matemática para a idade, ou seja, dificuldade em interpretar um texto e fazer contas.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações de Agência Brasil)

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