Instrumentos reciclados são usados por orquestra paraguaia

O lixo se transformou em música para a Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura, do Paraguai. O público vai poder conferir essa realidade durante o Festival América do Sul Pantanal 2019, no dia 14 de novembro, às 21h, na Praça Generoso Ponce, em Corumbá.

A Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura é a primeira do mundo a usar instrumentos feitos de produtos reciclados do lixo. A orquestra surgiu a partir de uma oficina de educação musical direcionada para crianças e adolescentes da comunidade de mesmo nome, formada a partir do lixão no subúrbio de Assunção, no Paraguai.

A dificuldade foi conseguir instrumentos para todos os participantes, problema que o professor de música, Flávio Chavez, e o diretor da orquestra, Luis Szaran, solucionaram com a ajuda de um morador da favela, Nicolas Gomez. O artesão Nicolas começou a fabricar os instrumentos com objetos retirados do aterro sanitário de onde os pais das crianças tiram o sustento como catadores de lixo.

O repertório principal é a música clássica, mas a orquestra também interpreta sucessos do pop, do rock’n’roll e canções regionais da guarânia e polca paraguaia. O grupo já se apresentou em vários países do mundo, inclusive no Brasil, em 2012, na Rio +20.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da Fundação de Cultura de MS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *