MARCO recebe exposição de designer sul-mato-grossense

Peças que falam por si, aliança entre estilo, pesquisa, ensino e produção; isto é o que a arquiteta, urbanista e design de mobiliário Luciana Teixeira pretende com suas peças: usar o design como linguagem que tenha significado. Reconhecida nacionalmente, e uma das pioneiras em design de mobiliário em Mato Grosso do Sul, Luciana ouviu de muitos que era loucura apostar nesse ramo em um Estado pouco industrial.

Contudo, ela nunca se deixou abalar e hoje relembra e comemora orgulhosa todas as conquistas de sua carreira, que inclusive a levou a receber o título de pioneira no design de mobiliário e cujas peças serão apresentadas no Museu de Arte Contemporânea de MS.

Segundo ela, mesmo atuando durante 20 anos como arquiteta, desde a faculdade descobriu a sua paixão pelo design de móveis. “Há quatro anos eu venho me dedicando ao design de mobiliário, e no fim de 2018 eu passei para o Femic, e fiz a primeira coleção criada e produzida em Mato Grosso do Sul e fui então para a High Design Expo 2019, que é a maior feira do segmento que acontece dentro do Desingweekend, em São Paulo, que é como se fosse a nossa mini-Milão. Como arquiteta estou há 20 anos, e como designer de móveis, o processo de protótipo começou quando eu estava fazendo 15 anos de carreira com a “Poltrona Roqueeeennnnrrrooouuu”. Aí eu fiz de maneira para celebrar o tempo de carreira no sentido de desenvolver um protótipo de fazer testes, sem clientes, fazer pra mim”, explica.

Interessados em conferir de perto cada uma das peças, e prestigiar o trabalho de sucesso que já tem ganho o coração de todo o país, podem comparecer na exposição do dia 29 de outubro até o dia 30 de novembro. O Museu de Arte Contemporânea de MS está localizado na Rua Antônio Maria Coelho, 6.000, Carandá Bosque. A entrada é gratuita.

Outras peças em exposição no Marco

Poltrona Nhanderu

“Nela temos a mistura de duas pesquisas, uma é com os tecidos elásticos tensionados e a outra é da cultura indígena guarani-kaiowá. Os canudos de palha com linha cada um tem um desenho e na verdade essa peça tem uma coautoria com os indígenas, porque essa peça foi pra aldeia e eles interferiram com liberdade, de maneira livre. Essa peça também foi para a High Design e foi muito celebrada e até mesmo reconhecida como um ícone de brasilidade.”

Banqueta Zen

“Na Banqueta Zen, por exemplo, há diferença da Ka Buuummm, temos a referência da mistura entre a palhinha tradicional brasileira com uma estrutura metálica, e tudo isso lhe proporciona um design bem arrojado.”

Linha Ka Buuummm

“A linha Ka Buuummm é baseada no raio, no trovão. É montada com princípios da marcenaria tradicional com encaixes da marcenaria tradicional e mistura as técnicas tradicionais com o corte tecnológico e equipamentos de alta tecnologia.” (Bruna Marques)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *