18 trabalhadores são resgatados em condições de escravidão

Cerca de 18 trabalhadores foram resgatados em condições semelhantes a de escravidão em duas fazendas, na cidade de Uruará, Pará. A operação ocorreu entre os dias 10 e 19 deste mês, pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) do Ministério da Economia, da Polícia Federal e dos membros da Defensoria Pública da União.

Em uma fazenda, sete trabalhadores dormiam em barracos de lona e um estava dormindo ao lado de ração animal, bombas de aplicação de agrotóxico e larvicida. Na segunda fazenda, cinco viviam em alojamento coletivo, enquanto outros cinco dividiam dois barracos de lona.

Segundo informações, os trabalhadores não tinham acesso à água potável, água limpa para higiene, instalações sanitárias e demais necessidades. Além disso, não havia local adequado para preparo, consumo e conservação de refeições e os salários eram pagos fora do prazo legal.

As pessoas resgatadas foram afastadas das fazendas e irão receber Seguro-Desemprego especial. Já os dois empregadores fizeram um acordo para pagar as indenizações trabalhistas e danos morais.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações de UOL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *