Usinas aceleram moagem de cana-de-açúcar em MS

De abril a setembro deste ano a moagem da cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul alcançou 38,1 milhões de toneladas. O volume é 10% maior comparado ao mesmo período acumulado da safra anterior. Na segunda quinzena de setembro foram processadas 2,7 milhões de toneladas, 70% acima com relação a mesma quinzena de 2018, de acordo com dados divulgados pela Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o acompanhamento da safra, apesar das mudanças climáticas no Estado, a qualidade da matéria-prima aparece com leve alteração. No período acumulado a concentração de ATR (Açúcares Totais Recuperáveis) por tonelada de cana foi 1,23% menor com relação ao mesmo período da safra passada, registrando 134,95 kg. Na segunda quinzena de setembro, o indicador atingiu 147,44 kg, 4,6% acima do registro feito na mesma quinzena do ciclo anterior.

A produção de etanol hidratado atingiu 2,1 bilhões de litros, volume 19% acima do mesmo momento da safra passada. Na quinzena, a produção do biocombustível foi de 170 milhões de litros, com percentual de 97% comparado à mesma quinzena do ano anterior, que produziu 86 milhões de litros de hidratado.

A produção do açúcar ainda segue abaixo do ciclo passado. De acordo com os dados da Biosul, foram produzidos 660 milhões de toneladas do alimento, uma diferença de 11%. Já na quinzena, a produção de açúcar teve saldo positivo com 32 mil toneladas, quantidade 10% maior com relação à mesma quinzena de 2018.

No mix de produção, 86% da matéria-prima processada nesta safra foi destinada para etanol. Na quinzena, esse percentual atingiu 91% para a produção do biocombustível, enquanto 9% foi destinado para açúcar.

(Texto: Bruna Marques)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *