Mancha de óleo em praia de AL ameaça santuário de peixe-boi

Uma extensa mancha de óleo surgiu entre a noite de ontem e a madrugada de hoje, com uma faixa de praia de aproximadamente 200 metros atingida em Japaratinga, litoral norte de Alagoas. Um sobrevoo feito pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) revelou que há também vários pontos da praia com o material, inclusive próximo ao santuário do peixe-boi, em Porto de Pedras.

Segundo o chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Ibama em Alagoas, Rivaldo Couto dos Santos Júnior, a mancha é a maior que surgiu no litoral alagoano desde o início da crise ambiental, no início de setembro.

As novas manchas também atingiram o município vizinho de Porto de Pedras, onde há um santuário do peixe-boi, espécie ameaçada de extinção. No local há um projeto de conservação para proteção do animal marinho.

O Instituto Biota informou que técnicos da ONG foram até o local para calcular o dano e analisar os prejuízos possíveis ao local da espécie protegida.

De acordo com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que participou do sobrevoo sobre o litoral de Alagoas, “aparentemente o estuário do peixe-boi não foi atingido, mas as praias do entorno foram”.

Ele afirmou ainda que a região já está sendo limpa.

Segundo o mais recente balanço do Ibama, até ontem havia o registro de 167 praias contaminadas, em 72 municípios do Nordeste. (Uol)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *