Trump diz que vai impor sanções contra Turquia

Após Trump sofrer uma série de críticas por ter ordenado a saída de tropas americanas da região, uma medida que acabou abrindo espaço para que os turcos iniciassem uma ofensiva contra as forças curdas da Síria, que até então eram aliadas dos EUA, ele afirmou que que pretende impor “em breve” sanções contra a Turquia

Segundo o presidente dos Estados Unidos, o pacote de sanções vai incluir medidas contra atuais e ex-autoridades turcas, que podem ter bens bloqueados no EUA e serem proibidos de entrar no país.

Além disso, Trump determinou a suspensão das de negociações de um acordo comercial de US$ 100 bilhões entre os EUA e a Turquia e reimposição de uma tarifa de 50% sobre as exportações de aço turco.

“Estou totalmente preparado para destruir prontamente a economia da Turquia se os líderes turcos continuarem a trilhar esse caminho perigoso e destrutivo“, disse Trump, em um comunicado publicado no Twitter.

Trump disse ainda que os cerca de mil soldados dos EUA que estão deixando a Síria permanecerão no Oriente Médio, sem especificar em qual país, para impedir o ressurgimento Estado Islâmico (EI). Segundo o mandatário, a missão deles será de “monitorar a situação“.

No mesmo documento, Trump defendeu as ações dos Estados Unidos na luta contra o EI (Estado Islâmico) e justificou novamente a decisão de retirar as tropas do país do norte da Síria, que agora é alvo de uma ofensiva turca.

Além disso, ele afirmou considerar que a ofensiva militar da Turquia “põe em risco civis e ameaça a paz, a segurança e a estabilidade na região“.

(Texto: Karine Alencar com informações do Poder 360)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *