Programa AgroUp visa tecnologia aliada ao agro

Neste mês, a Famasul e o Senar-MS lançaram o programa AgroUp/ Riap (Rede Nacional de Inovação para a Agricultura e Pecuária), que visa a tecnologia como aliada do agro.

A ferramenta desenvolvida pela CNA em parceria com a Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), visa contribuir com a transformação tecnológica do campo, ao identificar as necessidades dos produtores rurais e procurar meios para solucioná-las.

O lançamento do AgroUp aconteceu durante a 2ª edição do Startup Weekend Agritech, no Living Lab, anexo ao Sebrae-MS. Durante o evento, o presidente da Famasul, Mauricio Saito, destacou a importância da participação do jovem na criação de tecnologias. “Somos gerações construindo caminhos para as futuras gerações. Em todos os setores produtivos do Brasil, o jovem que tem incentivo e investe no que acredita, vai nos trazer boas ideias, vai inovar com tecnologias e empreendedorismo que resultarão no desenvolvimento de nosso agronegócio de nosso País”, frisou o presidente da Famasul.

Em Mato Grosso do Sul a iniciativa terá foco na cadeia “Bovinocultura de Corte”, a ser trabalhada junto aos sindicatos rurais de Aquidauana e Ribas do Rio Pardo, e “Grãos”, junto aos sindicatos de Maracaju e São Gabriel do Oeste.

A central de operações do AgroUp está instalada no Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte da Famasul, localizado nas dependências da Embrapa Gado de Corte. O AgroUp é desenvolvido também na Bahia, Rio Grande do Sul, Rondônia e Minas Gerais.

Para o coordenador do programa, Rodrigo Scalabrini, o Agroup eleva a capacidade de trazer respostas. “Quando falamos de inovação, não necessariamente estamos falando de um aplicativo ou de software, ela pode estar em um processo, uma política pública, uma conexão. São vários fatores que podem ser trabalhados quando se trata de solução de problemas. Essa é a ideia: conhecer melhor o que o produtor sente e aproximarmos produtores rurais, sindicatos rurais, aproxima parceiros e outros interessados”.

(Texto: Julisandy Ferreira com informações do G1 – MS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *