Limpeza dos dentes evita doenças em pets, diz especialista

Você sabia que os dentes dos cães e gatos devem ser escovados pelo menos uma vez ao dia para evitar doenças? Eles adoram a hora do lanche, mas o momento de escovar os dentes dá o maior trabalho. Para que a missão não se torne impossível, a mestre Natália Yoshioka de Vidis, professora do Curso de Medicina Veterinária da Uniderp, dá algumas dicas de como fazer a higiene bucal do seu pet em casa.

A primeira e mais importante é começar o contato com uma brincadeira, ou carinho para aliviar o estresse. ”A escovação dos dentes deve ser feita com uma escova e um creme dental próprios para cães e gatos. O processo de escovação deve ser introduzido com calma e em etapas para que o ato da escovação não cause trauma ou desconforto ao animal”, explica a veterinária.

É normal que o pet fique irritado e a dica é ter paciência, insistir pelo menos uma vez por dia. O creme dental para animais não precisa de enxágue; depois que você terminar a tarefa pode inclusive dar petiscos que ajudem na limpeza bucal. A veterinária recomenda que as consultas odontológicas aconteçam periodicamente.

”O animal deve ser levado periodicamente ao médico-veterinário, não só para avaliação bucal como também para a avaliação geral do animal. Vale ressaltar que só um médico-veterinário está apto para avaliar a saúde de um animal e recomendar o procedimento de limpeza.”

Pelo menos 80% dos cães e 70% dos gatos apresentam algum tipo de doença infectoinflamatória por falta de higiene bucal. Deixar de lado a saúde bucal do seu pet pode custar a vida do seu melhor amigo. A não escovação dos dentes pode causar o que é chamado de doença periodontal. Ela ocorre em razão do acúmulo da placa bacteriana e de restos de alimento nos dentes.

”A doença periodontal pode refletir na saúde dos rins e das válvulas cardíacas, por isso não devemos acreditar que a saúde bucal se trata apenas de estética. Em casos graves de doença periodontal o médico-veterinário pode optar pela extração do dente. Claro que isso depende de uma minuciosa avaliação antes”, alerta.

A maioria dos cães e gatos apresenta doenças nos dentes e nas gengivas. Assim como os humanos, os animais também precisam da escovação e limpezas periódicas, para evitar tanto enfermidades na boca quanto em outros órgãos do corpo afetados pelas bactérias acumuladas que acabam ingeridas junto com os alimentos. A veterinária comenta que é de extrema importância que o tutor faça a higienização do animal em casa.

”Em casa é importante que o proprietário faça a escovação dentária assim como nós fazemos com os nossos dentes. A não escovação faz acumular placa bacteriana e restos de alimento, o que afeta a saúde bucal do animal”, conclui. (Bruna Marques)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *