Artista plástico deixa marcas na identidade cultural de MS

Com cores exuberantes, flores, pássaros, ipês e índios, os traços do artista plástico Isaac de Oliveira deixa marcas na cultura de Mato Grosso do Sul. O artista foi responsável por abrir um importante espaço de mercado para a temática regional.

As artes de Isaac ganharam vida fora das icônicas telas (expostas também no exterior) e foram parar, inclusive, em objetos como canecas, almofadas, capas de tablets, abajours e até capas de celular. Com esta atitude, ele conseguiu agregar os fãs de arte e alcançar públicos distintos que antes não consumia arte local.

Na análise da crítica de arte e professora doutora Maria Adélia Menegazzo, o regionalismo se identifica com a natureza e dela retira suas referências. “Não tenho dúvida de que a noção de regionalismo esteja vinculada ao meio, mas o meio não é apenas formado de animais, plantas e águas, há também o homem e sua maneira de viver”, disse.

Ainda de acordo com ela, não podemos esquecer que Mato Grosso do Sul tem vida urbana, rural e cultural, e que sua população é variada, composta por muitos povos, e que a busca por uma identidade cultural sul-mato-grossense persiste desde a criação do Estado.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações do Portal MS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *