GDF quer criar Guarda Civil Distrital com 2 mil vagas

Um projeto de lei em estudo pelo Palácio do Buriti cria mais uma força de segurança na capital do país: a Guarda Civil Distrital (GCD). A ideia é que a corporação tenha, inicialmente, 2 mil cargos efetivos e seja subordinada à Polícia Civil. Os vencimentos variam de R$ 2,5 mil a R$ 6,3 mil.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse, na manhã deste sábado (12), via WhatsApp, que aguarda os estudos e vai analisar a matéria. O emedebista foi internado no Hospital Brasília, no Lago Sul, na noite dessa sexta-feira (11/10/2019), após sofrer uma queda em casa.

O objetivo do projeto é liberar homens da Polícia Militar das funções de proteção de bens, serviços e instalações públicas do Distrito Federal. O exemplo vem de outras unidades da Federação, nas quais há, além das polícias Militar e Civil ligadas aos estados, as Guardas Municipais, também chamadas de Metropolitanas, vinculadas às prefeituras.

Segundo a minuta do projeto de lei à qual o Metrópoles teve acesso com exclusividade, para ingressar na GCD, os candidatos passarão por concurso público. Antes, porém, precisarão cumprir alguns requisitos, como ter mais de 18 anos, ensino médio completo e aptidão física e mental, além das obrigações militares em dia. (João Fernandes com Metrópoles)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *