MS 42 anos: Estado está entre os mais seguros do Brasil

Com mais de 1.500 quilômetros de fronteira, Mato Grosso do Sul completa 42 anos entre as unidades da federação mais seguras do Brasil, conforme o levantamento que analisou os índices criminais de todo país. Dados mostram que o estado houve queda nos índices referente a crimes violentos letais intencionais em 2018.

MS é um Estado rico em cultura e belezas naturais, isso é claro. Mas, além disso, ele também divide espaço com outra realidade, a da fronteira. O Paraguai ocupa 1.131 quilômetros de e Bolívia 386. Mesmo diante da particularidade,o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgou que Mato Grosso do Sul está entre os Estados da Federação que apresentaram baixa em crimes violentos letais intencionais – como homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte”. Conforme as estatísticas, foram registradas 483 mortes violentas, o que representa uma queda de 15,4% em relação a 2017.

O Centro de Liderança Pública (CLP) também apresentou um estudo, em conjunto com a Tendências Consultoria e a Economist Intelligence Unit, conhecido como Ranking de Competitividade dos Estados, que colocou a segurança pública sul-mato-grossense na 4ª posição, atingindo a nota de 85,1, em uma escala de zero a 100, com desempenho está acima da média nacional, que é 52,3. Nas três primeiras posições estão, São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal.

O Estado também é campeão na elucidação de homicídios no Brasil, pois consegue abranger autoria, materialidade e prisão do envolvido. O índice é superior a 73% e se iguala à taxa de resolução dos órgãos de segurança dos países de primeiro mundo, conforme pesquisa do Instituto Sou da Paz, divulgada na edição do Fantástico.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, atribuiu o resultado ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelas forças de segurança ligadas à Sejusp, com apoio do Governo do Estado, que tem feito investimentos significativos na área. Como, por exemplo, o programa ‘MS Mais Seguro’, que totaliza mais de R$ 130 milhões e proporciona a aquisição de novas viaturas, equipamentos, munições e contratação de novos servidores, além da implantação de 11 núcleos de inteligência no interior do Estado.

“Nós estamos trabalhando muito, e temos obtido resultados positivos colocando MS em destaque nacional, mas nem por isso, podemos ficar em uma zona de conforto. Promover segurança pública é a nossa missão, outra coisa é a sensação de segurança que se faz com policiais nas ruas, com repressão e ações de prevenção. Neste caso, não tem como fazermos isso sozinhos, precisamos compartilhar essa responsabilidade com a sociedade em geral”, pontua.

Redução criminalidade

Dados divulgados nesta semana, apontam que em nove meses a criminalidade caiu em comparação com o mesmo período do ano passado. Dos 12 tipos penais monitorados diuturnamente pela secretaria, todos apresentaram queda em relação ao mesmo período de 2019.

A principal redução está relacionada as ocorrências de roubos seguidos de morte (latrocínio), que configuram queda de 57,9% no Estado, sendo registrados oito casos. Os crimes contra o patrimônio também estão entre os delitos em queda. Roubos em comércios, por exemplo, caíram 33,6%, sendo registrados 275 ocorrências em 2019.

Logo após estão os roubos de veículos, que registraram uma redução de 29,7%, passando de 585 registros para 411 em 2019. Em seguida estão as ocorrências em vias públicas, com queda de 22,3%. Já os delitos ocorridos em residências, as estatísticas apontam que os índices caíram 17,5%.

(Texto: Julisandy Ferreira com informações do O Pantaneiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *