Câmara chama Ronaldinho para explicar indícios de pirâmide

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (9) um convite para que o ex-jogador Ronaldinho preste esclarecimentos sobre “indícios de pirâmide financeira em operações da empresa 18kRonaldinho”. O requerimento feito pelo deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) foi lido e aprovado na comissão especial que discute um projeto de lei para regulamentar as moedas virtuais no país.

Pirâmide financeira” é uma prática ilícita considerada crime contra a economia popular. Um advogado de Ronaldinho afirma que ele era apenas garoto-propaganda da empresa e que rompeu contrato com ela após saber das operações em Bitcoins.

Com a aprovação, a mesa da comissão vai marcar audiência que deve contar também com representantes do Ministério Público Federal (que analisa duas representações contra a 18kRonadlinho), da Unidade de Inteligência Financeira (antigo Coaf), da Polícia Federal, da empresa 18kRonaldinho e da Associação Brasileira de Criptomoedas e Blockchain (ABCB). Os convidados não são obrigados a comparecer.

Na reunião de hoje o deputado Aureo Ribeiro afirmou que já colheu assinaturas suficientes para abrir uma CPI sobre a utilização no país dos criptoativos, termo que alguns especialistas têm preferido para se referir a criptomoedas ou moedas virtuais.

Procurado, o advogado que representa Ronaldinho e seu irmão Assis disse que eles preferiam não comentar o convite da Câmara. (Uol)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *