Idosa é presa por poluição ambiental em residência

Uma atuação incomum da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat) ocorreu na manhã de ontem (8), no bairro Vilas Boas. Os policiais da especializada foram acionados pela Vigilância de Saúde Ambiental do município porque uma residência estava em condições de precariedade e sujeira extrema.

O imóvel pertence a uma idosa americana, de 67 anos, e toda a sujeira retirada da casa foi o suficiente para encher um caminhão caçamba. Ela foi presa em flagrante por poluição ambiental e pode sair mediante pagamento de fiança.

Equipes da vigilância e da Decat foram até a residência, onde encontraram entulho, sujeira e muitas vasilhas com água, contento inclusive larvas do mosquito da dengue. De acordo com bióloga e coordenadora da Vigilância de Saúde Ambiental, Silvia Barbosa do Carmo, a situação era extremamente precária tanto para ela quanto para os vizinhos. “Além do imóvel estar sujo, oferecia riscos para a população vizinha. Tinha muito mau cheiro, presença de larvas de mosquito”, explica. Até mesmo comida estraga na geladeira foi encontrada pelos agentes.

O caso da idosa já é conhecida pelo município, desde 2010. Segundo a coordenadora de vigilância, ela já teve outras ocorrência, incluindo por maus tratos aos animais porque pegava os bichos da rua e os deixava em condições insalubres. Por conta da reincidência, que já rendeu outras limpezas na residência por parte do município. Carmo explica que já foram oferecidas consultas psiquiátricas para atendê-la, mas ela sempre recusou.

A própria ação de limpeza foi feita com a Decat, acompanhado pela assistência social. Uma nova consulta foi marcada para atender a idosa. “Ela não deixa entrar os agentes de saúde em casa. Ela é teimosa. Estamos tentando que ela aceite as regras de boa convivência com a comunidade”, disse, destacando que a dificuldade é maior já que a mulher mora sozinha e não tem familiares na cidade.

Denúncias

A comunidade pode denunciar casos de risco ambiental para o município por meio da ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau): 3314-9955 / 3314-3071.

(Texto: Raiane Carneiro)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *