Embrapa MS investiga a causa da tuberculose bovina

Grupo de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Gado de Corte de Mato Grosso do Sul, por meio de um projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), estão estudando as mutações que causam a tuberculose bovina.

Os cientistas observam no momento o genoma da bactéria “Mycobacterium bovis”, agente causador da doença, além disso eles também investigam a transmissão da enfermidade em animais ou no rebanho. A pesquisa recém-iniciada tem a previsão de durar dois anos e este é o primeiro resultado apresentado.

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) também aprovou o estudo.

O imunologista Flábio Ribeiro de Araújo, pesquisador da Embrapa comenta que foram constatadas nos animais a bactéria isolada nas fazendas próximas ou que comercializam o gado. Segundo ele, após a etapa ocorreu um avanço no conhecimento das “relações entre genótipos e distribuição espacial de cepas de M. bovis”.

Conforme informações da agrolink, o avanço é importante para os estudos de manutenção e disseminação de focos da tuberculose bovina. Esse fato é essencial para o sucesso de medidas de erradicação da doença.

Ainda segundo o imunologista, os experimentos foram realizado em animais do Rio Grande do Sul, porém servem de base para outras regiões.

Agora a próxima etapa da pesquisa é trabalhar estatisticamente a relação da distância física entre as propriedades e o número de mutações idênticas, sendo que este é o objetivo da doutoranda Rudielle Andrade que integra o programa de Ciências Veterinárias da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

(Jéssica Vitória com informações da AgroLink)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *