PF deflagra operação para fechar garimpo ilegal

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta segunda-feira (7) a segunda fase da “Operação Trypes”. Cerca de 160 policiais, servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente realizarão atividades ao decorrer da semana.

A operação tem como finalidade de fechar um garimpo ilegal na região de Aripuanã – 950 km de Cuiabá – no Mato Grosso, onde vive um pouco mais de 22,3 mil pessoas.

Conforme apontam as investigações, além do impacto ambiental o garimpo ilegal também estaria causando aumento no índice de homicídios, tráfico de drogas e a prostituição no local.

Segundo a PF, o nome da operação Trypes deriva de uma palavra grega que significa “buracos”.  “Esta é uma alusão à situação em que ficou a região após a ação dos criminosos”, diz a corporação.

Na primeira fase da operação ocorrida no último dia 26, foram cumpridos 16 mandatos de busca e apreensão, dois mandatos de suspensão de atividade econômica, dois mandados de bloqueio de contas e seis mandados de prisão preventiva.

Ainda sobre as investigações, a PF apurou que um grupo criminoso extraia e comercializava de maneira ilícita ouro da Amazônia Legal, sendo que era utilizado um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo a emissão de documentos para vender o minério.

(Jéssica Vitória com informações da Istoé)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *