Mais de 1900 brinquedos são apreendidos por irregularidades

Com a “Operação Especial Dia das Crianças”, realizada pela Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), cerca de 1905 brinquedos foram tirados de circulação na última semana, por irregularidades. Desse número, 1831 brinquedos foram apreendidos e 74 foram reprovados pelos agentes da AEM-MS.

O órgão é vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e delegado do Inmetro.

Foram inspecionados 4306 brinquedos, de 16 estabelecimentos comerciais que também foram fiscalizados, na qual, 2398 produtos foram aprovados na operação.

De acordo com informações da assessoria da Semagro, a diretora Técnica da AEM/MS, Luciana Boni Cogo, disse que as principais irregularidades encontradas foram o fato de o brinquedo estar sem selo do Inmetro ou sem a indicação da faixa etária a que se destina o brinquedo.

Os estabelecimentos em que foram encontrados os produtos irregulares terão 10 dias para apresentar nota fiscal para comprovar a origem. Além disso, estarão sujeitos a multas financeiras que variam de R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão.

(Texto: Izabela Cavalcanti)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *