Campanha de vacinação contra o Sarampo é lançada em MS

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lançaram nesta segunda-feira (7) a campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Mato Grosso do Sul. O Estado recebeu o reforço de 175 mil doses da vacina que somam ao estoque regular dos municípios, com meta de vacinar 95% das duas fases do público-alvo.

Na primeira fase, que vai até o dia 25 de outubro, o público-alvo serão as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos e 29 dias.  As doses estão disponíveis nas 69 unidades básicas e de saúde da família de Campo Grande.

Mandetta destaca que a prioridade para este grupo justifica-se porque, como provavelmente não receberam a segunda dose da vacina, seus filhos acabam apresentando um sistema imunológico mais vulnerável à doença.

O minitro criticou pais que não são adeptos à vacinação, os “antivacinas” que acreditam que as doses são mais prejudiciais que benéficas. “A corrente da ignorância atravessa as mídias sociais, é tema pacificado pelo Judiciário, os pais que não vacinarem vão responder penalmente pelo dano”, avisou.

A campanha irá se estender de 07 a 25 de outubro, com um “Dia D” no dia 19, onde todas as unidades estarão abertas para a imunização das crianças. Em uma segunda etapa, essa para pessoas entre 20 e 29 anos de idade, a imunização acontece entre 18 e 30 de novembro, sendo o último dia definido como a principal data para essa faixa etária. (João Fernandes com Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *