Brasil tem o maior número de falantes do idioma, entre CPLP

Entre os países-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), atualmente, o Brasil é a nação com o maior número de falantes do idioma. Mais de oito em cada 10 pessoas que falam português no mundo atualmente são brasileiros.

“No entanto, a partir de 2050, essa realidade começará a mudar e o crescimento demográfico de Angola e Moçambique, somado a uma redução da população no Brasil, puxará o pêndulo da língua portuguesa para o continente africano”. A afirmação é do ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, para quem, até o final deste século, a maioria dos falantes do português estará na África.

Dentro do espírito de difusão da língua, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, anunciou recentemente o lançamento de um instituto brasileiro para ensino do idioma, nos moldes do Instituto Camões, de Portugal. Trata-se do Instituto Guimarães Rosa, que homenageia o grande escritor e diplomata brasileiro.

Atualmente, o português é a língua oficial em nove países e está entre as 10 línguas mais faladas do mundo, variando entre a 6ª e a 9ª posição.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações de Agẽncia Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *