MS terá semana de incentivo à doação de órgãos e tecidos

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou norma que institui a “Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos”. A sanção consta na publicação desta sexta-feira (4) do Diário Oficial do Estado.

A semana deverá ser realizada anualmente de 21 à 27 de setembro, sendo que a data visa estimular as atividades de promoção e apoio à doação de órgãos e tecidos para fins de transplantes, além de sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da doação.

De acordo com o decreto, atividades como palestras educativas, simpósios e a divulgação na mídia, assim como publicidades que incentivem a doação deverão ocorrer durante o período estipulado.

Na última sexta-feira (27), o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Incentivo a Doação de Órgãos com o slogan “A vida Continua. Doe Órgãos. Converse com sua família”.

Segundo balanço do Ministério, a doação de órgãos, tecidos e células realizados no primeiro semestre deste ano cresceram em comparação ao ano passado no Brasil, sendo que transplantes como de medula óssea aumentaram 26,8%, de pâncreas-rim 45,7%, além dos transplantes de coração que se elevaram para 6,3%.

(Jéssica Vitória)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *