Remédio a base de canabidiol pode ser pedido pela internet

Os pacientes em tratamento de saúde que tenham obtido receita para o canabidiol podem agora solicitar a importação de produtos feitos à base da substância pela internet. Os pedidos podem ser feitos a partir desta quarta-feira (2).

Para o preenchimento do formulário eletrônico, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforça que é necessário que o paciente tenha consultado um médico e obtido prescrição do medicamento, posteriormente deve ser realizado um cadastro junto à Anvisa para solicitar a análise de importação.

O guia para importação do canabidiol deve ser preenchido pelo paciente ou representante legal devidamente constituido no Portal gov.br

Ainda conforme informações da Anvisa, o preenchimento do formulário visa agilizar o atendimento às solicitações, eliminando etapas como triagem dos processos instaurados manualmente, sendo que o solicitante pode ou não ser autorizado para obter o medicamento.

Segundo a Portaria nº 344, publicado pelo Ministério da Saúde em 1998, a autorização da Anvisa é obrigatória para a importação de qualquer produto à base de canabidiol – substância química derivada da Cannabis sativa (a planta popularmente conhecida como maconha), que consta na lista de insumos sujeitos a controle.

Os critérios e procedimentos para importação, em caráter excepcional, de produtos feitos de canabidiol estão detalhados na Resolução nº 17, da Anvisa, de maio de 2015.

(Jéssica Vitória com informações da Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *