Estudo revela novo tratamento para câncer de pulmão

Um novo estudo apontou uma descoberta importante para o tratamento de câncer de pulmão avançado. A pesquisa indica maior efetividade no tratamento de imunoterapia com nivolumabe e ipilinumabe em comparação com a quimioterapia para este tipo de câncer.

Apresentado no fim de semana no Congresso da Sociedade Europeia de Medicina Oncológica, em Barcelona, o estudo indica que o tratamento têm uma taxa de sobrevida de 7% no período de dois anos. Isso ocorre porque a imunoterapia usa o próprio sistema imunológico do paciente para combater os tumores, sendo que na quimioterapia o medicamento é usado para destruir as células doentes.

Solange Peters, uma das autoras da pesquisa, comenta que é necessário desenvolver um algoritmo para selecionar o melhor tratamento de linha de frente para cada paciente. “Precisamos esperar um pouco mais para ver qual tratamento dá origem uma melhor sobrevida a longo prazo”, ressalta.

Câncer de pulmão em números

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima para 2018 mais de 31 mil novos casos, sendo 18.740 homens e 12.530 mulheres. O tabagismo é a principal causa da doença: o hábito está envolvido em 90% de todos os casos.

(Jéssica Vitória com informações da Uol)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *