Cassems lança programação da campanha “Outubro Rosa”

Todo ano, quando outubro chega, junto vem o alerta sobre o combate aos fatores de risco do câncer de mama, a importância da prevenção e do seu diagnóstico precoce. A Cassems, mais uma vez, abraça a campanha “Outubro Rosa” e intensifica, durante todo o mês de outubro, as ações de prevenção ao câncer. Neste ano, a programação inclui aulas de Yoga e de culinária, oficina de Make Up Terapia e o Ônibus da Saúde, com exames de prevenção.

Como em outros anos, a Cassems listou as beneficiárias, entre 50 e 69 anos, que não fizeram seus exames de mamografia nos últimos três anos e as enviou uma carta, via e-mail, a Cartinha Rosa, convidando-as para colocar esses exames em dia.

O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, porém, acima dessa idade, a sua incidência cresce progressivamente, principalmente depois dos 50 anos. Para a diretora de Assistência à Saúde e médica ginecologista, Maria Auxiliadora Budib, as ações do “Outubro Rosa” são necessárias para chamar a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção.

“É importante saber que, se diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam a 95%. E nós que tratamos das servidoras públicas do Estado vemos nas estatísticas que a doença só vem aumentando, sobretudo, em mulheres jovens”. Ainda, segundo a médica, é de extrema importância que os exames de mamografia, preventivo e exames clínicos estejam sempre em dia.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, explica que as ações do “Outubro Rosa” visam a prevenção das beneficiárias do plano de saúde. “Essas ações pontuais ajudam as equipes a trabalharem melhor o tema da prevenção e da conscientização, que é o foco central do ‘Outubro Rosa’. Essas ações são pensadas de forma a valorizar os gestos de solidariedade e o cuidado humanizado com as nossas pacientes”.

PROGRAMAÇÃO

02 de outubro – Ônibus da Saúde na Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) com exames de prevenção ao câncer de mama.

04 de outubro – Mamografia e orientações de prevenção em saúde para beneficiárias acima dos 40 anos, no Centro de Prevenção Cassems de Dourados.

05 de outubro – Lançamento da campanha “Outubro Rosa”, às 15h30, com prática de Yoga e roda de conversa sobre vivências do câncer de mama com equipe multidisciplinar da Cassems. O encontro acontece no Shanti Yoga Studio.

10 de outubro – Cozinha Experimental com o tema “Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC)”, às 18h30, no Centro de Prevenção da Cassems de Campo Grande.

15 de outubro – Ônibus da Saúde na Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST) com exames de prevenção ao câncer de mama.

16 de outubro – Dia D com orientações em prevenção e aferição de pressão sanguínea. Mamografia e orientações de prevenção em saúde para beneficiárias acima dos 40 anos, no Centro de Prevenção Cassems de Dourados.

18 de outubro – Oficina de Make Up Terapia com aula de maquiagem para mulheres em tratamento contra o câncer, às 14h. Mamografia e orientações de prevenção em saúde para beneficiárias acima dos 40 anos, no Centro de Prevenção Cassems de Dourados.

19 de outubro – Cozinha Experimental para pacientes oncológicas, às 18h30, no Centro de Prevenção da Cassems de Dourados. Ônibus da Saúde na Unidade Regional de Águas Claras com exames de prevenção ao câncer de mama.

23 de outubro – Ônibus da Saúde na Assembleia Legislativa com exames de prevenção ao câncer de mama.

25 de outubro – Mamografia e orientações de prevenção em saúde para beneficiárias acima dos 40 anos, no Centro de Prevenção Cassems de Dourados.

(Texto: Assessoria de Comunicação Cassems)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *