Mattel lança linha de ‘Barbie’ sem gênero

Após décadas contribuindo na definição de normas de gênero, empresa de brinquedos Mattel – criadora da Barbie e Ken – lançou nesta semana a sua primeira linha de bonecas sem gênero. Denominadas como “bonecas de inclusão de gênero”, elas não possuem nenhum tipo de estereótipo feminino ou masculino, seja na forma ou na vestimenta.

As seis bonecas disponíveis na linha ‘Mundo Criativo’ vêm com vários tons de pele e com um kit que inclui perucas com cabelo longo e curto e opções de roupa como saias, calças jeans, leggings e casacos.

Em declarações ao Washington Post, Monica Dreger, a supervisora de pesquisa de novos brinquedos, explicou que foram necessários dois anos para produzir a boneca e que ela surge à medida em que a empresa reconheceu que tanto as crianças como a cultura estão avançando para a neutralidade de gênero.

As crianças transgênero e de gênero fluído disseram ter sentido que podiam se identificar na boneca, enquanto as crianças cisgênero disseram aos pesquisadores que a boneca as fazia lembrar dos amigos, revelou Monica. (Texto: Jean Celso com informações do Notícias ao Minuto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *