Apoio aéreo ajuda força-tarefa no combate às chamas em MS

O combate aos focos de queimadas continua no Pantanal, exigindo esforço contínuo dos 480 brigadistas militares e civis. Os combatentes enfrentam o fogo mesmo com dificuldade de acesso a locais que queimam persistentemente e sendo assim, a presença de aeronaves tem sido primordial para a eliminação dos focos em áreas de difícil acesso.

A equipe foi fortificada com apoio de dois helicópteros e um avião, com 17 tripulantes, que tem facilitado o deslocamento da tropa. Na segunda-feira (23), o avião do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal realizou 20 decolagens do aeroporto da Caiman, lançando 40 mil litros de água nos pontos críticos, em sete horas de voo. O helicóptero da PM de São Paulo realizou nove transportes de equipes da força-tarefa e 42 lançamentos de água, totalizando 23 mil litros.

Segundo os brigadistas, o fogo na fazenda Caiman está sob controle, a atenção é redobrada para outros focos que estão se intensificando no Pantanal, consumindo centenas de hectares na fazenda Bodoquena (Miranda), fazendas Porto Siríaco, São Roque, São Sebastião e Entre Rios, entre Aquidauana e Corumbá. O objetivo central é preservar o Parque Estadual do Rio Negro.

“A todo instante a sala de situação recebe as informações das equipes de campo e de dados atmosféricos via satélite (ventos, chuvas, umidade do ar, etc.) para tomada de decisões e redirecionamento de equipes para outros focos de fogo”, informou o boletim da operação, divulgado nesta terça-feira (23) pelo Corpo de Bombeiros. (João Fernandes com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *