Tina, agora repaginada, ganha HQ e debate assédio

Tina surgiu nas tirinhas de Maurício de Sousa em 1964. Inicialmente, a personagem tinha um visual hippie, a cara dos jovens de seu tempo. Com o passar dos anos, a amiga de Rolo e Pipa mudou o guarda-roupa, deixou o cabelo crescer, se tornou “namoradeira” e estava sempre ajudando a melhor amiga em suas dietas malucas. As características faziam com que a personagem contribuísse para o estereótipo da jovem “desmiolada”. Até o lançamento de “Respeito”, nova graphic novel da Maurício de Sousa Produções que está disponível nas livrarias.

Na história cuja arte e roteiro são assinados por Fefê Torquato, a personagem, agora uma jornalista recém-formada, passa por situações que mostram as diversas formas de assédio que uma mulher sofre ao longo do dia. “A história que criamos é boa para o público feminino para validar a gravidade dessas situações que, muitas vezes, são mascaradas”, fala a quadrinista.

A roteirista diz querer que os homens criem empatia. “Eles precisam ler o livro e se tornar a Tina por um momento para entenderem o que passamos diariamente”, diz a quadrinista, que espera que os leitores tenham, durante a leitura, uma nova visão sobre como é ser mulher na sociedade atual.

Para a artista, um livro pode fazer com que, pelo menos durante o passar das folhas, o leitor viva uma outra perspectiva diferente da dele. “É uma chance de se colocar no lugar de uma mulher e ver como ela se sente.” (Universa – Uol)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *