Governo foca projeto para reduzir atropelamento de animais

A Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos), vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura criaram em 2016 o ‘’Estrada Viva’’, um programa permanente de monitoramento e ações de redução de atropelamento de animais silvestres nas rodovias MS 040, MS 178, MS 382 e BR 359.

O programa serve para a proposição de medidas, que variam desde a implantação de dispositivos de redução de velocidade nas vias, sinalização, sonorizadores e programas de educação ambiental até intervenções físicas.

Antes de medidas serem tomadas, uma análise dos hábitos dos animais e identificação dos principais pontos de passagem fazem foram estudados nos últimos três anos para redução dos atropelamentos.

“A instalação de cercas ajuda muito, mas é apenas parte de uma solução que tem que ser sistêmica, tem que ser um conjunto de ações e estratégias calcadas na educação do usuário, do entendimento da biologia dos animais mais vulneráveis, no manejo das áreas lindeiras (florestadas ou não) e nos mecanismos de redução de velocidade”, explica o professor  Afrânio José Soriano, responsável pelo GEMAP (Grupo de Estudos em Manejo de Áreas Protegidas) da UEMS.

O objetivo do projeto é oferecer mais segurança aos motoristas aliada à preservação ambiental, uma vez que o ecoturismo é um dos principais atrativos do Estado. O resultado da pesquisa e monitoramento será apresentado no fim do ano com previsão de adoção de medidas a partir do ano que vem. (João Fernandes com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *