ONU alerta para discurso que legitima violência policial

O alto comissariado da ONU para Direitos Humanos confirmou que recebeu uma denúncia de movimentos de favelas do Rio de Janeiro por conta da morte da garota Ágatha Vitória Sales Félix, de 8 anos de idade.

A iniciativa foi liderada pelas entidades Papo Reto, Fórum Grita Baixada, Instituto Raízes em Movimento, Fórum Social de Manguinhos, Mães de Manguinhos, Movimento Moleque, Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência e Arquitetxs Faveladxs, em conjunto com a organização de direitos humanos Justiça Global.

A denúncia visa o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel e contra o Estado Brasileiro pela execução da menina. Na sexta-feira, Ágatha foi atingida por um tiro quando seguia para casa acompanhada de seu avô, na favela da Fazendinha. Ágatha foi levada à UPA do Alemão, mas não resistiu aos ferimentos.

Neste domingo, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos – orgão da OEA – também se pronunciou, pedindo a “identificação e determinação de responsabilidades pela morte da menina Ágatha, durante uma operação policial no Rio de Janeiro”.

“O Estado deve investigar de maneira urgente e diligente, e sancionar os responsáveis”, declarou a entidade internacional. (Uol)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *