Primavera chega com previsão de calor intenso em MS

Região sul do Estado, tende a concentrar uma maior frequência de temporais e no norte os maiores registros das temperaturas

A primavera começa na madrugada desta segunda-feira (23), às 4h01, e, no Mato Grosso do Sul, a estação deve ser marcada por aumento temperatura, dias mais longos e aumento no volume de chuvas, melhorando assim a qualidade do ar. No prognóstico feito pela Estação Meteorológica Uniderp, o meteorologista, Natálio Abrahao, aponta que a transição do clima e as mudanças de temperatura, se apresentam as chuvas em períodos mais específicos, podendo haver alterações.

A região sul do Estado, tende a concentrar uma maior frequência de chuvas, aumentando os totais mensais mês a mês.

“A primavera é a estação onde ocorrem mudanças significativas no regime de chuvas e temperaturas, é a marca do período de transição entre a estação seca que passou e estação chuvosa mais adiante”, destaca.

As pancadas de chuva são mais comuns no fim da tarde e no início da noite, podendo ser acompanhadas por ventos fortes e granizo. “Tudo devido ao aumento do calor, da umidade e das nuvens convectivas, de trovoadas, que se intensificam gradativamente no decorrer do dia em toda a estação. Aumenta também significativamente, a frequência das descargas elétricas associadas a trovoadas e as rajadas de ventos fortes. É comum a ocorrência recorrente de granizo”, relata.

Diferente da região sul, o norte do Estado deve continuar registrando altas nas temperaturas. “Na primavera, as temperaturas vão aumentar sendo mais dias com altas, mas sem subir muito. No norte, as máximas já estão em valores elevados, acima dos 37º C e podem alcançar os 41º C, ainda em função da forte radiação solar e da incidência vertical dos raios solares”, assegura.

Tempo neutro

Segundo a OMM (Organização Meteorológica Mundial), há 55% de chance de um evento climático Neutro se manter até o fim do ano, sendo assim não há impedimento para que massas de ar quente, podem se encaminhar do sul do estado. “As previsões do ano passado de modelos estatísticos e dinâmicos favoreceram o fraco El Niño. Assim as condições atuais favorecem a presença das condições Neutras mantendo as águas do Oceano Pacífico dentro das médias históricas. A tendência é chuvas irregulares, mal distribuídas e grande intensidade nas temperaturas”, frisa.

(Texto: Amanda Amorim)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *