Partidos se reestruturam para disputar as eleições de 2020

O ex-senador Delcídio do Amaral assume no sábado (21) a presidência estadual do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) em meio a uma série de reestruturações de partidos que estão acontecendo, com vistas à eleição do ano que vem. Além do PTB, o PSC (Partido Social Cristão) está reformulando sua comissão provisória, o DEM ainda não nomeou o novo comando já que venceu o mandato do vereador Vinicius Siqueira (DEM) na presidência da provisória municipal, além da confirmação prevista para hoje do deputado estadual Evander Vendramini na direção do Partido Progressista. Mais recentemente o Soilidariedade também trocou o presidente, assumindo o vereador da Capital Papy.

Essas mudanças têm como pano de fundo a eleição do ano que vem com a preparação de candidaturas a prefeito e a vereador, formação de alianças e preparativos para a eleição dos diretórios municipais. Além do ato público do PTB marcado para a manhã de sábado na Câmara Municipal, outros devem começar a ser marcados a partir de agora. Sempre com a mesma conotação, pois o lançamento de candidaturas vai ser evitado para evitar problemas com a Justiça Eleitoral.

PTB

O deputado estadual Neno Razuk (PTB), que ocupa atualmente a presidência estadual do partido, deve transmitir o cargo ao ex-senador Delcídio do Amaral. “Estamos nos fortalecendo em todo o Estado e com a chegada de Delcídio nos credenciamos ainda mais para desempenharmos um papel importante no proceso”, afirma o presidente do Partido. Delcídio, por sua vez, lembra a trajetória política e a decisão judicial que o inocentou de acusações que chegaram a lhe tirar o mandato há alguns anos.

Segundo ele, “de alma lavada”, estará em condições a patir de agora de conduzir o partido ao seu fortalecimento. Ele não fala em candidatura a prefeito no ano que vem mas diz que ainda tem muito a fazer por Mato Grosso do Sul. O presidente nacional do PTB, ex-deputado Roberto Jefferson, confirmou presença no ato público de Campo Grande e também prevê o fortalecimento da legenda no Estado a partir da adesão de Delcídio.

PSC

No Partido Social Cristão as mudanças estão acontecendo a partir da adesão do ex-secretário municipal de Habitação Paulo Matos. Ele chegou a ser anunciado como pré-candidato a prefeito do Democratas, mas deixou o partido ao percebr que não teria apoio das lideranças, principalmente dos ministros Luiz Mandetta e Tereza Cristina, da Saúde e da Agricultura, respectivamente. “Lá eu não teria chances. Então recebi o convite do PSC e aceitei”, explica Matos. Com ele fazem parte da nova executiva Antônio Urban Filho, Ademilson Benitez e Germano Ramos. O PSC, com candidtao a prefeito definido, passa a cuidar agora da escolha dos candidatos a vereador.

O DEM, que teria negado espaços a Paulo Matos, está momentaneamente sem comando na Capital. A Comissão Provisória presidida pelo vereador Vinicius Siqueira (DEM) expirou e não foi nomeada uma outra ainda. O partido espera receber a adesão de outras lideranaças, como a do deputado estadual Coronel David (PSL) mas deve nomear o novo comando assim que houver consenso entre as lideranças da legenda.

Sem Bernal

O Partido Progressista também está entre os que se reestruturam para a eleição do ano que vem. A extinção do mandato do ex-prefeito Alcides Bernal na presidência estadual o afasta do comando. Está sendo esperada para hoje a nomeação do deputado estadual Evander Vendramini (PP) tendo como vice seu colega de bancada Gerson Claro (PP). A direção nacional concordou em não reconduzir o ex-prefeito para evitar uma debandada de vereadores e deputados do partido, mas deixa claro que continua tentando atrair para a legenda um deputado federal. Na mira do PP estão os parlamentares Luiz Ovando (PSL) e Rose Modesto (PSDB).

Solidariedade

Também com foco nas eleições do ano que vem o Solidariedade trocou seu comando estadual e assusmiu recentemente a presidência o vereador de Campo Grande Papy (Sol). “Estamos nos voltando para o crescimento da legenda desde já, pois temos um papel importante na política nacional e não pode ser diferente em Mato Grosso do Sul”, disse ele ao assumir a nova função. O Solidariedade deve receber a filiação do ex- -secretario de Infraestrutura do Estado, Marcelo Miglioli. Ele será recebido na legenda como pré-candidato a prefeito de Campo Grande, depois de ter disputado pelo PSDB a eleição de senador em 2018. (Guilherme Filho)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *