Estiagem em MS pode bater recorde dos últimos dez anos

O mês de setembro tem tido condições climáticas nada favoráveis quando o assunto é o tempo seco. Uma análise dos dados históricos do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica a possibilidade de este ser o mês mais seco dos últimos dez anos em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues, numa análise dos últimos dez anos, o setembro de 2017 foi o que menos choveu, com 496 mm acumulados no monitoramento das 28 estações meteorológicas do Estado. “2019 tem tudo para bater esse recorde, pois até agora foram apenas 199 mm computados na primeira quinzena do mês”, explica.

”Pelo menos até dia 24 de setembro, não há previsão de chuva significativa”, afirma a especialista do Cemtec. Em algumas regiões do Estado se assemelham ao clima de deserto, alguns municípios não veem chuva desde o mês de junho, como é o caso de Sete Quedas que está há 83 dias sem chuva. Porto Murtinho e Costa Rica também passam por um longo período de estiagem, contabilizando 64 e 43 dias respectivamente. (João Fernandes com assessoria)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *