Governo aprova registro de mais 63 novos agrotóxicos

O Ministério da Agricultura liberou nesta terça-feira (17) o registro de 63 pesticidas, totalizando 325 de janeiro a setembro deste ano. Uma das novidades é o fluopiram, da Bayer, considerado mais eficiente e menos tóxico, e que esperava liberação há cerca de 10 anos. Muitos dos outros produtos (56) são genéricos e já existem no mercado.

Além do fluopiram, usado para combater fungos nas culturas de batata, café, milho e etc, o governo liberou o uso de seis produtos novos nesta terça-feira. A liberação foi publicada no ato nº 62 do Diário Oficial da União. O documento foi assinado na última sexta-feira (13), por Carlos Venâncio, coordenador-geral de agrotóxicos e afins no ministério.

Em todo o ano de 2019, o ministério autorizou o uso de 15 pesticidas à base de novos ingredientes. O órgão afirma que o objetivo é aumentar a concorrência no mercado e diminuir o preço dos defensivos. Alega que isso faz cair o custo de produção. O número de pesticidas liberados pelo Ministério da Agricultura neste ano é o maior desde 2009. (João Fernandes com Poder 360)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *