Cemtec alerta população sobre riscos de queimadas

O Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) faz um alerta para que a população evite a prática de queimadas tanto na zona rural ou urbana. O aviso ocorre devido a escassez de chuvas previstas no Estado até o mês de novembro.

De acordo com informações da Cemtec, neste mês deve ocorrer a ausência de chuva em razão ao predomínio de massa de ar seco sobre a região central do país. A possibilidade de chuva está prevista somente para o fim de setembro nas regiões sudeste e sul.

Os indicadores informam que outubro terá chuvas abaixo da média, sendo que é esperado chuvas regulares e com acumulados apenas em novembro.

O Cemtec também avisa para que os produtores rurais fiquem atentos para a possibilidade de frentes de fogo que podem atingir os limites das suas propriedades.

Orientações

– Evitar jogar cigarros ainda acessos em locais onde tenha vegetação, principalmente onde ela estiver seca;
– Evitar jogar lixo pela janela do carro, uma vez que o material jogado poderá servir de alimento para o fogo;
– Em caso de acampamentos a fogueira precisa ser feita em locais onde não há vegetação, principalmente seca, ou a faça bem perto de um rio, observando o sentido do vento, pois as centelhas do fogo podem iniciar um incêndio florestal;
– Em hipótese alguma se deve soltar balão, pois estes também são um dos maiores causadores de queimadas;
– Nunca usar fogo para queima de lixo ou para a limpeza de plantação;
– Próximo às estradas e torres de transmissão o ideal é providenciar uma aceiro (limpeza de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios) nas proximidades, de modo a evitar, em caso de incêndio, que este se alastre. (Jéssica Vitória com informações da assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *