Festival traz expoentes do folk e rock rural para Capital

Quem acompanha a música regional de perto pode sentir – não só em Mato Grosso do Sul – pôde notar que uma vertente vem sendo cada vez mais difundida e ganhando adeptos, um popular brasileiro vindo do campo, que bebe do folk e do rock rural. Exaltando esse gênero, quatro artistas de três estados se juntam em um projeto itinerante, apresentando suas músicas em um palco improvisado em um veículo do tipo rural – veículo utilitário que foi produzido pela Willys Overland nas décadas de 1950, 60 e que na década de 70 passou a ser produzida pela Ford do Brasil – esse é o “Festival Todo Canto”.

“Nós, artistas independentes, como a grande maioria, o que é legal é o que temos em comum. A gente viu isso um no outro, sou muito admirador do trabalho dos outros três, tínhamos participado de alguns eventos eu, Guga e Francis. Quando a gente se junta dá mais força, já se torna um coletivo. A gente poder levar nossa música, arte, para lugares que nunca achou que iria tocar, a ideia é essa”, revela Maringá Borgert.

Trazendo para o sul-mato-grossense os shows de Guga Borba (MS); Maringá Borgert (MS); Francis Rosa (SP) e Guito Show (MG), depois de se apresentarem ontem (13), em Três Lagoas, nesse sábado tem apresentação na Capital, no Reviva Centro, meio dia, e a partir das 18h na Clan Bier.

Campo-grandense, Guga Borba diz que: “a proposta do Festival Todo Canto é aproximar a música das populações dessas cidades, com qualidade e uma comunicação direta em um diálogo sincero entre artistas e o público. Nossa intenção é que as pessoas conheçam nossa música de forma intimista porque, afinal, temos que ir aonde o povo está”.

“Festival as pessoas sempre vem com a mente aberta de ouvir coisas novas, é diferente de fazer um show solo. Porque parte de uma ideia de movimento, que estamos criando. Quatro malucos pensando que estão criando um mini-movimento, mas nosso”, comenta Maringá.

Assim, a caravana do Festival Todo Canto já passou Serra da Canastra em Minas Gerais, nas cidades São João Batista da Canastra, São Roque de Minas e Vargem Bonita. Depois de Campo Grande o Festival figura ainda na cidade de Dourados, no domingo. Depois de Mato Grosso do Sul, o Festival segue para a Serra da Mantiqueira em São Paulo nas cidades Joanópolis, Piracaia e Pedra Bela.

“É sempre essa energia boa, pessoas que vão para esse tipo de evento, vão com a mente aberta, de que vão chegar lá e querem ouvir coisas novas. Sai um pouco da mesmice, mesmo que a gente toque umas releituras nesses eventos”, destaca Maringá sobre a atmosfera que traz o “Todo Canto”.

Com o apoio da empresa privada Engepar, os artistas apresentam seus trabalhos individuais, propagando suas canções para o público de todas as idades e gêneros, e se reúnem, ao final, para um show coletivo.

“Nos dois shows em CG, a expectativa é grande e já estamos pensando no cansaço que vai ser. Porque esse festival passou em Três Lagoas, os dois shows de Campo Grande, além do show de Dourados. É a gente dormindo muito tarde e acordando muito cedo, que meio dia estamos tocando… vai ser correria”, finaliza. (com assessoria)

Serviço: Os shows na Capital acontecem, 12h30 entre as ruas Dom Aquino e Marechal Rondon (Reviva Centro), e na Clan Bier, a partir das 18h. Informações (67) 98435-1330. (Texto: Leo Ribeiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *