Movimento cria fomento para a arte na Maria Fumaça

Piquenique na Orla

Após a restauração no muro – que hoje tem mais cores e tsurus – a Orla Ferroviária agora recebe a terceira edição de um piquenique que tem preenchido o local, que abriga o monumento da Maria-Fumaça, com dança, teatro, expositores e principalmente com o povo campo-grandense, que tem no espaço mais uma opção de lazer neste sábado, a partir das 16h.

“A nossa primeira edição foi a inauguração do painel que fizemos no muro. Hoje somos aproximada-mente 20 expositores que criam artesanato com arte e design diferenciado, assim como os envolvidos com a parte da alimentação que vão oferecer produtos bem elaborados, receitas próprias com um toque de sofisticação”, explica Alexandra Camillo, dona de um ateliê em seu nome, uma das organizadoras do movimento. Depois de revitalizada, a parede mistura agora traços característicos da cultura japonesa com a pantaneira. Tsurus e garças são amigas na pintura entrelaçada com crochês, tecidos e cerâmicas que foram colocados na parede. Além dos diversos expositores de produtos, a terceira edição traz ar-tesanato, moda, além das brincadeiras infantis com a Companhia de Brincantes e apresentação e par-ticipação do grupo de teatro de rua Maracangalha.

“O projeto Brincante vem na mesma ideia de res-gate, de interagir, de colocar as crianças em contato com o ambiente local, cultivar o brincar coletivo e criar brinquedos utilizando materiais acessíveis, que geralmente seriam descartados. Porque brincar faz bem”, comenta Alexandra. Do feedback recebido após o primeiro ato de transformar a antiga parede, a artista ainda destaca que: “A partir da inauguração do painel, percebemos que a população local aprovou a iniciativa, o que nos fortaleceu a pedir autorização na Fundac para realizar o evento mensalmente, sempre no segundo sãbado do mês”.

Ainda ano passado o monumento Maria-Fumaça foi entregue à população, deixando uma alternativa a quem pudesse ocupá-lo fazendo respirar cultura por esse ponto turístico. Durante a intervenção artística do Projeto MAU (Museu de Arte Urbana), um grupo de 19 artistas confeccionou um mural de arte urbana colaborativa em toda a extensão da Orla Ferroviária, como forma de preocupação com a preservação do patrimônio histórico e cultural da Capital.“A primeira edição foi apenas um encontro. Na segunda já iniciamos com a apresentação de arte-sanatos e para a terceira temos mais participantes envolvidos”, conta Alexandra.

Convidando toda a população para o evento, Ale-xandra Camillo aponta que: “Será um evento bem agradável, utilizando o espaço que é um ponto turís-tico, onde podemos ver o pôr do sol e compartilhar bom momentos conhecendo um pouco mais sobre a cultura regional/arte local”. SERVIÇO: O Piquenique na Orla acontece no sábado (14), às 16h, no leito da antiga ferrovia. (Texto: Léo Ribeiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *